sexta-feira, 30 de junho de 2017

Resenha #192 Uma Tocha na Escuridão

Título: Uma Tocha na Escuridão
Autor: Sabaa Tahir
Série: Uma Chama entre as Cinzas
Ordem: 2
Editora: Verus
Páginas: 434
Ano: 2017
Gênero: Fantasia, Distopia, Romance
Classificação: 5 estrelas

Sinopse: O segundo livro da história épica e eletrizante sobre liberdade, coragem e esperança. Ambientado em um mundo brutal inspirado na Roma Antiga, "Uma Chama Entre as Cinzas" contou a história de Laia, uma escrava lutando por sua família, e Elias, um soldado lutando pela liberdade. Agora, em "Uma Tocha Na Escuridão", ambos estão em fuga, lutando pela vida. Após os eventos da quarta Eliminatória, os soldados marciais saem à caça de Laia e Elias enquanto eles escapam de Serra e partem numa arriscada jornada pelo coração do Império. Laia está determinada a invadir Kauf, a prisão mais segura e perigosa do Império, para salvar seu irmão, cujo conhecimento do aço sérrico é a chave para o futuro dos Eruditos. E Elias está determinado a ficar ao lado dela - mesmo que isso signifique abrir mão da própria liberdade. Mas forças sombrias, tanto humanas quanto sobrenaturais, estão trabalhando contra eles. Elias e Laia terão de lutar a cada passo do caminho se quiserem derrotar seus inimigos: o sanguinário imperador Marcus, a cruel comandante, o sádico diretor de Kauf e, o mais doloroso de todos, Helene - a ex-melhor amiga de Elias e nova Águia de Sangue do Império. A missão de Helene é terrível, porém clara: encontrar o traidor Elias Veturius e a escrava erudita que o ajudou a escapar... e acabar com os dois. Mas como matar alguém que você ama desesperadamente?


Que livro! Que livro! Que livro!!! O melhor de 2017 até o momento meus caros!

Sabaa Tahir não deixou a peteca cair e nos presenteou com uma continuação ainda mais emocionante do que a aventura que foi o primeiro livro. Sim, as expectativas estavam nas nuvens, eu contava os dias para o lançamento de Um Tocha e tive um leve surto quando comprei meu exemplar rsrs, mas valeu a pena a espera e vou explicar melhor agora!


“Espero que encontre sua liberdade. Espero que encontre alegria. Os céus sabem que ninguém mais entre nós encontrará.”

Uma Tocha na Escuridão continua exatamente no ponto onde Uma Chama entre as Cinzas acabou. Depois do plano maluco da Laia para salvar Elias da execução dar certo, eles precisam desesperadamente fugir de Serra, com legiões de soldados em seu encalço, muitos máscaras e claro, a Comandante, essa fuga tem tudo para dar errado. Sorte nossa (e da Laia), que o Elias é um Máscara acima da média!

Mas nem com todas as suas habilidades, Elias poderia prever o que aconteceria pela frente. Em sua jornada de fugitivo, junto com Laia, nosso mocinho enfrenta muitos desafios que eu adoraria contar, mas não teremos spoilers aqui!



O livro é narrado pelos pontos de vista de Elias, Laia e Helene (THE BEST), seus momentos na história se intercalam, mas nesse segundo livro, cada um está enfrentando seus próprios demônios. Esse é um ponto alto na história criada por Tahir, ela criou personagens fortes e intrigantes, cada um tem uma ligação forte entre si e seus momentos de protagonistas na narrativa.

“Laia. A garota erudita. Outra chama esperando para queimar o mundo.”

Laia está em sua busca desesperada para salvar o irmão, ela cresce ainda mais como lutadora nesse momento, uma verdadeira líder e estrategista. Laia me surpreendeu nesse livro e ganhou um pouco mais da minha simpatia rsrs. Um POV da Helene era tudo o que eu queria e de fato ansiava pelos capítulos dela rsrs. Eu gostei da Helene desde o começo, ela é forte, leal, apaixonada e ainda assim consegue esconder tudo por trás da Máscara. Ela é badass!



Em Uma Tocha ela recebe a missão de caçar e prender o Elias, ela se vê confrontada com o que mais temia e com a incerteza de se será capaz de completar sua tarefa. A Helene é a que mais se transforma ao final do livro, ela precisa enfrentar a destruição de si mesma ao longo da jornada e só posso dizer que a Tahir foi perfeita ao moldar Helene em sua nova personalidade.

“A maioria das pessoas não passa de lampejos na grande escuridão do tempo. Mas você, Helene Aquilla, não é uma faísca que se consome rapidamente. Você é uma tocha na escuridão... se tiver coragem de se deixar consumir pelas chamas.”

Nessa sequência mergulhamos mais na fantasia e entendemos o papel de um certo alguém que anda manipulando todo mundo. Os adivinhos são uma eterna fonte de frustração para personagens e leitores rsrs. Um dos pontos altos é conhecer mais sobre os Tribais, eles tem uma papel fundamental em determinada cena que confesso foi espetacular!



O livro tem um sabor amargo, meu alívio é saber que tem mais dois rsrs. Não temos muito romance apesar da tensão constante entre Laia e Elias, e eu shippando Hel e Elias rsrs (sofrendo rs)... temos muitas revelações surpreendentes, perdas dolorosas. Mas ao final, você com certeza pensará que Sabaa Tahir é uma das melhores escritoras do seu gênero.

Fica aqui a minha indicação, leia o mais rápido possível Uma Chama entre as Cinzas e sua sequência Uma Tocha na Escuridão. O terceiro livro tem previsão de lançamento para 2018, já estamos contando os minutos rsrs.

Até breve!